Plastic Man era um bandido chamado Patrick "Eel" O'Brian. Órfão aos 10 anos e forçado a viver na rua, ele caiu em uma vida de crime. Como adulto, ele se tornou parte de um anel de roubo, especializando-se como um arrombador. Durante um assalto na tarde-noite de Química Crawford Works, ele e seus três companheiros de gangue foram surpreendidos por um vigia noturno. Durante a fuga da quadrilha, enguia foi baleado no ombro e adocicada com um grande tambor de ácido não identificado. Ele fugiu para a rua apenas para descobrir que seu grupo tinha ido embora sem ele.
Fugindo a pé, e sofrendo desorientação crescente do ferimento à bala e à exposição ao ácido, enguia, eventualmente, desmaiou no sopé de uma montanha perto da cidade. Ele acordou para encontrar-se em uma cama em um refúgio de montanha, sendo atendido por um monge que descobriu o inconsciente naquela manhã. Este monge, sentindo uma grande capacidade de bom em O'Brian, afastou os policiais que tinha arrastado enguia ao mosteiro. Este ato de fé e bondade, combinado com a constatação de que sua gangue tinha deixado de ser capturado sem um momento de hesitação, espalharam a insatisfação de longa data da enguia com a sua vida criminosa e seu desejo de reforma.
Durante sua convalescença, curta no mosteiro, ele descobriu que o ácido tinha entrado em sua corrente sanguínea e provocar uma mudança radical física. Seu corpo tinha agora todas as propriedades da borracha, o que lhe permite alongar, saltar, e moldar-se em qualquer forma. Ele imediatamente determinada a usar suas novas habilidades do lado da lei e da ordem, vestindo um traje de borracha vermelha, preto e amarelo (mais tarde, vermelho e amarelo) e capturar criminosos como Plastic Man. Ele ocultou a sua verdadeira identidade com um par de óculos de branco e por moldagem por voltar a seu rosto. Como O'Brian, ele manteve sua carreira e as conexões com o submundo, como meio de coleta de informações sobre atividades criminosas.
Plastic Man logo adquiriu comédia ajudante Woozy Winks , que foi originalmente magicamente encantado assim que a própria natureza iria protegê-lo do perigo. Isso acabou sendo esquecido e Woozy tornou-se simplesmente idiota, mas um amigo leal do homem de plástico.
Em seu original / Quality Golden Age encarnação Comics, Plastic Man acabou se tornando um membro da força policial da cidade e, em seguida, o FBI. Até o momento ele se tornou um agente federal, ele tinha quase que completamente abandonado sua identidade Eel O'Brian.
A estrela da Era de Prata 1966-1968 corrida de Plastic Man, escrita por Arnold Drake , foi o filho do Plastic Man original, que, como uma criança acidentalmente havia bebido uma garrafa de souvenir do mesmo ácido, que tinha dado Eel O'Brian sua poderes. Prata Outras versões Idade do Bronze parecem carregar a mesma identidade e origem, tal como o original Idade de Ouro. A prata idade Plastic Man que assumiu o manto de seu pai, foi identificado mais tarde como residentes em Terra-Doze , casa do Inferior Five [ carece de fontes? ] . Uma versão posterior aparecendo com Batman em The Brave and the Bold e Liga da Justiça da América foi identificado como residindo na Terra-One. Posteriormente, a versão original da Qualidade Comics foi especificada como sendo um membro do All-Star Squadron e Freedom Fighters , originalmente da Terra-Dois e depois mudou-se para a Terra-X. [ carece de fontes? ] Esta versão morreram durante um longo período de Guerra Mundial II , enquanto no mundo este último. [ carece de fontes? ]